A quarta edição da Tropeada da Canção Nativa deve ocorrer no dia 26 de julho, no distrito de Arroio do Só, interior de Santa Maria. Este ano, o evento se une à 6ª Festa do Porongo, que será realizada no dia 27, transformando o fim de semana em uma grande celebração da cultura gaúcha. A Tropeada se consolida como um dos mais representativos festivais do cenário nativista, tendo recebido expressivas 289 composições inscritas, vindas de diversos cantos do Rio Grande do Sul. Dessas, 12 canções foram selecionadas para subir ao palco na noite do dia 26, levando ao público composições inéditas e carregadas da essência do cancioneiro gaúcho.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O corpo de jurados é um dos grandes destaques da edição, formado por nomes respeitados da música regional: Su Paz, Ramires Monteiro, Jaime Brum Carlos, Francisco Alves e Fernanda Irala. Com experiência e sensibilidade artística, eles terão a missão de escolher, entre as composições, aquelas que melhor traduzem o espírito da canção nativa.
Durante a programação da Tropeada, o público ainda poderá desfrutar de dois shows especiais: Kiko Lemos, no intervalo, e Nenito Sarturi, no encerramento da noite. A realização é da produtora cultural Iara Druzian, que comemora o alcance da iniciativa e reforça a importância de valorizar as manifestações culturais do Estado.
– Receber quase 300 músicas é um indicativo da força e da vitalidade da nossa música nativista. A Tropeada cresce a cada edição, fortalecendo a cultura gaúcha e revelando novos talentos. A expectativa para a noite do dia 26 é de um espetáculo emocionante e autêntico – destaca Iara.
Dia festivo
Já a 6ª Festa do Porongo, no dia 27, contará com desfile da comunidade, feira de artesanato, almoço festivo e encontro de invernadas, reforçando o espírito de união e valorização das tradições locais. O evento tem entrada gratuita e convida o público a prestigiar dois dias de programação intensa, com música, arte, gastronomia e integração comunitária.
A 4ª Tropeada da Canção Nativa e a 6ª Festa do Porongo contam com incentivo cultural da Clínica Viver, apoio da 13ª Região Tradicionalista, do CTG Victorio Mário e financiamento da Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria. A realização tem também o apoio da Prefeitura Municipal de Santa Maria.
Canções classificadas
Boieira (valsa)
Letra: Carlos Omar Vilela Gomes
Melodia: Leonardo Diaz Morales
De pés descalços (milonga)
Letra: Getulio Silva
Melodia: Sabani Felipe de Souza
Lampejos de alma (milonga)
Letra: Carlinhos Lima
Melodia: Sabani Felipe de Souza
Milonga pro coração (milonga)
Letra: Jorge Nicola Prado
Melodia: Kauê Diaz
Milongão do vento livre (milonga arrabalera)
Letra: Alex brondani, Luciano Rozalino, Gilson Parodes
Melodia: Magno Bitencourt
Nas coisas simples do mundo (chamamé)
Letra: Luciano Rozalino
Melodia: Volmir Coelho
Os campeiros também amam (milonga)
Letra: Máximo Fortes (in memorian)
Melodia: Pena Flores e Pedro Flores
Para quem partiu (canção)
Letra: Rogério Anese
Melodia: Ilberto Trentin
Pealos e Paixões (vaneira)
Letra: Ovidio Mayer e Giovani G. Pinheiro
Melodia: Giovani G. Pinheiro
Portão (milonga)
Letra: Penna Flores
Melodia: Pedro Flores
Sol Interior (milonga)
Letra: Gujo Teixeira
Melodia: Evandro Zamberlan
y Terra (valsa)
Letra e Música: Tulio Urach
Suplentes
Amigo de verdade (milonga canção)
Letra: Elisandro Bianchini
Melodia: Xuxu Nunes
Pampa e Rebeldia (milonga)
Letra: Humberto Gabbi Zanatta (in memorian)
Melodia: Evandro Zamberlan
Estou de volta, querência (milonga)
Letra: Mário Amaral
Melodia: Beto Gonzales
Milonga da estrada vazia (milonga)
Letra e Melodia: Kauê Diaz
Leia mais: